GOOGLE FORMS: aprenda a usar e abusar dos FORMULÁRIOS do Google

Introdução

? Os formulários são uma espécie de tabela que os usuários preenchem e enviam, neles são preenchidos os dados e informações que permite a formalização das comunicações, registro e o controle das atividades das organizações, como empresas ou instituições estatais. E hoje chegamos ao último super aplicativo online do pacote do Google Documentos, o Google Forms ou também chamado de Google Formulários!

É possivel criar formulários muito úteis!

Olá pessoal, tudo certinho ? Professor Thiago aqui, e agora você vai aprender a trabalhar com o maravilhoso Google Forms, também conhecido como Google Formulários, que faz parte de um pacote de aplicativos tais como Google Docs, Google Planilhas, Google Forms, etc., que são excelentes e que estão sendo muito usados e já foram e estão sendo, todos, explicados passo a passo para você, um por um, por mim. Além de serem totalmente gratuitos, podem ser usados online e offline, e de forma colaborativa, ou seja, você e várias outras pessoas podem usar os programas ao mesmo tempo para criar algo maravilhoso, muito legal, não é mesmo ?

Eu fico muito feliz com quase tudo que o Google produz e nos disponibiliza. Então bora ver como usar e como funciona o Google Forms de uma vez por todas!

O que é esse Google Forms?

Os Formulários do Google é um serviço gratuito para você criar o seu próprio formulário e captar todo tipo de informação que precisar dos usuários, seja para um projeto pessoal, da faculdade ou do trabalho. Certa vez conheci uma moça que estava criando uma empresa e fez um form para perguntar aos clientes se eles comprariam um produto que ela estava criando e foi um sucesso tanto a taxa de resposta quanto as vendas da empresa dela.

Com o formulário do Google você criar pesquisas online, pode fazer perguntas com múltiplas escolhas, criar perguntas com respostas abertas, discursivas, pedir para os usuários responderam perguntas numeras, pode colocar uma pergunta e resposta como obrigatória ou não, e fazer muitas outras coisas bem legais que você vai ver no vídeo ao final deste artigo, ou seja, quer um feedback, um retorno de algo que você ou sua equipe fez, então você chegou ao lugar certo, aliás, ao aplicativo correto, rs ?

Compatibilidade e Templates

Hoje em dia o Google Forms pode ser usado em mais de 50 idiomas e é compatível com qualquer navegador de internet, mesmo que você não use o navegador do Google, o Chrome, pode aproveitar os benefícios do app até mesmo se estiver usando o Firefox, Opera, Edge, IE, Safari, etc. E ainda pode usar inúmeros e fantásticos modelos (templates) de arquivos prontos, bastando para isso alterar os textos, imagens, links e o que mais precisar! No vídeo mostramos um template bem legal.

Criar Formulários sem Programar?

Sim, você não precisa nem saber o básico de HTML, CSS, quiçá uma linguagem de programação como PHP ou JS, apenas arrastando e soltando você já poderá criar um formulário bem legal e muito útil!

O que o Google Forms pode fazer?

Crie formulários fantásticos com o Google forms:)

Agora, partindo para o que interessa a todos, o que você poderá ter como recursos ao usar este aplicativo? E respondendo a esta pergunta, podemos até mesmo montar uma lista:

  1. Pode ser usado online, até com conexões de internet lentas, inclusive as de celular;
  2. Compartilhar o forms em minutos com qualquer pessoa;
  3. Gratuidade: você poderá usar o Google Forms de forma totalmente gratuita, sem pirataria, sem custos, tudo free;
  4. Quando você termina de editar um arquivo, ele fica salvo na sua conta do Google Drive para sempre, ou seja, você não perde aquele Formulário importante e pode consultá-lo a qualquer momento e em qualquer lugar ou dispositivo conectado à internet;
  5. Se você fez, por exemplo, um form de captação de dados de um produto ou serviço, pode colocar o link dele nos seus favoritos do navegador e acessar de qualquer dispositivo, mesmo que não seja o seu aparelhou ou PC e pode usar tal form em outros lugares, sempre que precisar.
  6. Você não precisar saber programar para poder criar um formulário, nada de HTML, CSS, JS ou PHP, só arrastar e soltar as perguntas, legal né ? ?

”Daria para listar muitas mais vantagens de se usar o Google Forms, ele realmente é maravilhoso.”

Professor Thiago

Além da produção de forms, que é o foco deste artigo, você pode usar os recursos das planilhas eletrônicas do Google, criar e editar Documentos do “Word do Google” e em ainda criar slides com o Google Slides e contará com o recurso de Formulário do Google para registrar o que precisar, captar contatos de possíveis clientes sem precisar saber programar, e mais uma vez, tudo free, então aproveita, assiste o vídeo e comece a usar agora mesmo!

E se você experimentar agora o Google Formulários, é só clicar aqui!

CONCLUSÃO

Gratuito, online, offline, compartilhável, multisistemas, usar o Google Forms faz você ganha tempo e não precisa aprender programação, com alguns cliques você já tem um formulário pronto para compartilhar e captar as informações que precisar, de forma rápida, gratuita, prática, com alguns cliques está tudo pronto, além de poder personalizar muito ele, trocar temas, etc., bora ver como ele funciona ? acompanha o vídeo abaixo então!

ASSISTIR AO VÍDEO

Bons estudos e bom trabalho, até o próximo artigo pessoal?

Informação muito importante: Clique nos links abaixo para ter acesso às nossas redes sociais e ficar por dentro de cada aula, curso, palestra, tutorial, etc, que forem lançadas.

REDES SOCIAIS

Já sabe né?

Ficou com qualquer dúvida, é só deixar seu comentário nesta página ou entrar em contato diretamente comigo e com minha equipe pelo nosso formulário de contato, clicando aqui

Comentários Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.