Conheça o GOOGLE Planilhas e aprenda a usar o “Excel” do Google!

Introdução

? Olá pessoal, tudo bem ? agora você vai aprender a trabalhar com o maravilhoso Google Planilhas, também conhecido como Google Sheets, o famoso aplicativo de planilhas eletrônicas do Google, que faz parte de um conjunto de outros programas tais como Google Docs, Google Slides, Google Form, etc., são programas fantásticos também que estão sendo todos explicados passo a passo para você, um por um. Além de serem totalmente gratuitos, podem ser usados online e de forma colaborativa, ou seja, você e várias outras pessoas podem usar os programas ao mesmo tempo para criar algo maravilhoso, muito legal, não é mesmo ? Eu fico muito entusiasmado com quase tudo que o Google produz e nos disponibiliza. Então bora ver como usar e como funciona o Google Planilhas de uma vez por todas!

O que é esse Google Planilhas?

O uso de planilhas eletrônicas surgiu, basicamente, com o Excel no ano de 1987, e pasmem, em apenas 1 ano depois, em 1988 o Excel da Microsoft ultrapassou o então famoso Lotus em número de cópias vendidas e já em 1993 o Excel transformou-se em “number one”, o mais querido e mais usado por todos. E em 2005 foi criado o Google Docs, junto com o Google Planilhas, pelo autor Writely Team e já era compatível com vários idiomas, além de ser compatível também com inúmeros outros softwares, entre eles o próprio pacote Office da Microsoft, o OpenOffice e todas suas variações.

Excel do Google?

Sim, o Google Planilhas é um forte concorrente do Excel do Pacote Office, e cada um tem recursos exclusivos, que o outro não tem, então, o necessário para ti é aquele que atenda às suas necessidadades, então, faça seus testes!

No vídeo ao final deste artigo você irá ter acesso aos recursos interessantes e irá aprender como criar uma planilha de controle financeiro para ti ou para qualquer outra pessoa, além disso aprenderá como compartilhar seu documento com amigos do trabalho e da faculdade, apenas tendo o e-mail de cada um deles.

Compatibilidades

Hoje em dia o Google Planilhas pode ser usado em mais de 50 idiomas e é muito compatível com muitos novos softwares de planilhas eletrônicas. Os aplicativos do Google trabalham hoje com inúmeros formatos de arquivos, tais como:

O Google Docs suporta inúmeros formatos de arquivo:

  • Microsoft Excel (.XLS e .XLSX)
  • Microsoft Word (.DOC e .DOCX)
  • Microsoft PowerPoint (.PPT e .PPTX)
  • OpenDocument Format (.ODT e .ODS)
  • Adobe Portable Document Format (.PDF)
  • Páginas Apple (.PAGES)
  • Adobe Illustrator (.AI)
  • Adobe Photoshop (.PSD)
  • Tagged Image File Format (.TIFF)
  • Autodesk AutoCad (.DXF)
  • Scalable Vector Graphics (.SVG)
  • PostScript (.EPS e .PS)
  • TrueType (.TTF)
  • XML Paper Specification (.XPS)
  • Tipos de arquivo (.ZIP e .RAR)
  • Arquivos de imagem (.JPG, .JPEG, .BMP, .PNG e .GIF)

Entre outros.

O que o Google Planilhas pode fazer?

Crie documentos fantásticos com o Google Planilhas:)

Agora, partindo para o que interessa a todos, o que você poderá ter como recursos ao usar este aplicativo? E respondendo a esta pergunta, podemos até mesmo montar uma lista:

  1. Usar o aplicativo tanto online (com internet) e Offline (quando você está sem Internet);
  2. Usar o programa online colaborativamente, ou seja, você e outras pessoas podem trabalhar online no mesmo documento, na mesma planilha ao mesmo tempo, todos em conjunto e o aplivativo irá dizer quem está fazendo o que, é muito legal, assim, uma tarefa pode ser finalizada mais rapidamente pois vários pessoas estão fazendo cada um a sua parte;
  3. Gratuidade: você poderá usar o Google Planilhas de forma totalmente gratuita, sem pirataria, sem custos, tudo free;
  4. Muti-sistemas: se você for criar uma planilha com mais 5 amigos, e cada um usar um sistema operacional, seria um caso complicado. Imagine que você use o Windows 10, a Maria usa o Linux, o Pedro o MacOS, a Bruna usa o Android e o Marcos o sistema operacional do Google, como fazer para instalar um programa gratuito e compatível com todos estes sistemas ? Com o Google Planilhas isso é possível e muito rápido, bastando para isso apenas o compartilhamento do link para todos, fácil não ? Eu amoooooo ?;
  5. Quando você termina de editar um arquivo, ele fica salvo na sua conta do Google Drive para sempre, ou seja, você não perde aquele documento importante e pode consulta-lo a qualquer momento e em qualquer lugar ou dispositivo conectado ou não à internet;
  6. Se você fez, por exemplo, uma simples planilha de controle de gastos ou de investimentos, pode colocar o link dela nos seus favoritos do navegador e acessar de qualquer dispositivo, mesmo que não seja o seu aparelhou ou PC.

Daria para listar muitas mais vantagens de se usar o Google Planilhas, ele realmente é fantástico”

Além da edição de texto, que é o foco deste artigo, você pode usar os recursos das planilhas eletrônicas do Google, criar e editar Slides para fazer suas apresentações profissionais e em ainda contará com o recurso de Formulário do Google para registrar o que precisar, captar contatos de possíveis clientes sem precisar saber programar, e mais uma vez, tudo free, então aproveita, assiste o vídeo e comece a usar agora mesmo!

CONCLUSÃO

Usar os recursos do Google Planilhas hoje em dia traz muita produtividade para você, uma vez que você pode trabalhar online ou offline, com várias pessoas, pode incluir pessoas na edição do seu arquivo de forma instantânea e tudo que essas pessoas estiverem fazendo você poderá ver em tempo real e também poderá alterar o que for necessário. Além dos arquivos de textos, poderá usar planilhas, slides e formulários. E não esquece, já vimos como usar o Google Docs, e nos próximos artigos iremos aprender a usar outros aplicativos do tais como o Google Sheets, o Google Slides, o Google Formulários e muito mais, então fique ligado aqui nos artigos do site. E caso precise aprender a usar o Google drive online ou offline, clique aqui para ler e ver o artigo sobre como Salvar arquivos online usando o Google Drive, blz ?

Portanto temos que o Google Planilhas é …

Gratuito, online, offline, compartilhável, multisistemas, funciona em qualquer navegador de internet, sempre disponível, é um produto do todo poderoso Google, etc., ou seja, são muitas qualidades, se eu fosse escrever aqui todas ela, este texto ficaria muito extenso, e sabe o que é mais legal de tudo isso ? eu gravei um vídeo para te mostrar tudo, como acessar, usar, compartilhar e abusar, bora assistir ao vídeo ? ele está logo abaixo.

ASSISTIR AO VÍDEO

Bons estudos e bom trabalho, até o próximo artigo pessoal?

Informação muito importante: Clique nos links abaixo para ter acesso às nossas redes sociais e ficar por dentro de cada aula, curso, palestra, tutorial, etc, que forem lançadas.

REDES SOCIAIS

Já sabe né?

Ficou com qualquer dúvida, é só deixar seu comentário nesta página ou entrar em contato diretamente comigo e com minha equipe pelo nosso formulário de contato, clicando aqui

Comentários Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.